Divisões geográficas

O ForestSTATS oferece diferentes níveis de análise em todas as suas variáveis. De um nível mais macro: Portugal, a um nível mais micro e detalhado: município. Em qualquer dos casos, o ForestSTATS proporciona uma visualização abrangente dos diversos padrões económicos, sociais e ambientais associados ao território português no contexto do setor florestal.

Segue-se uma breve descrição dos vários tipos de divisões geográficas presentes no ForestSTATS:

NUTS (I, II e III):

As NUTS - Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos – são uma nomenclatura criada a nível europeu (Eurostat), com o objetivo de harmonizar as estatísticas dos vários países ao nível da recolha, compilação e divulgação das estatísticas regionais. A definição da NUTS foi instituída pelo Decreto-Lei nº 46/89, sofrendo várias alterações até à data de hoje, sendo a atual versão a das NUTS 2024, que entrou em vigor a 1 de janeiro deste ano, através do Regulamento Delegado (UE) 2023/674 da Comissão, de 26 de dezembro de 2022.

O ForestSTATS tem disponíveis as NUTS 2013 e as NUTS 2024. A razão para a manutenção da versão de 2013 (a anterior versão) prende-se com o facto de algumas variáveis não apresentarem dados ainda atualizados para a nova versão das NUTS, mantendo-se de momento as 2 tipologias até à atualização de todas as variáveis com esta limitação.

Existem 3 níveis de NUTS: NUTSI, NUTS II, NUTS III, que são definidas de acordo com vários critérios populacionais e administrativos. As NUTS III correspondem ao território das Entidades Intermunicipais (Comunidades Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas, no caso de Lisboa e Porto), bem como na Região Autónoma da Madeira e Região Autónomas dos Açores. Estas subdividem-se em 308 municípios (Portugal Continental e Regiões Autónomas), que se subdividem em freguesias.

As NUTS 2024 estão distribuídas atualmente da seguinte forma, com 26 NUTS III, 9 NUTS II e 3 NUTS I:

Nuts 2024

A versão anterior, das NUTS 2013, é a seguinte:

Nuts 2013

Distritos:

Os distritos, apesar de já não terem atualmente competências associadas, são a única divisão constitucional de Portugal Continental, existindo desde 1835. Têm, portanto, uma grande importância simbólica e são de fácil identificação pelo público em geral, sendo uma das unidades geográficas básicas do ForestSTATS, junto com as NUTS. Subdividem-se em 278 municípios (Portugal Continental), que se subdividem em freguesias.

Distritos

Direções Regionais da Conservação da Natureza e das Florestas (DRCNF):

Estas unidades geográficas correspondem às áreas de serviços desconcentrados a nível regional do ICNF, I. P. (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), não incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Existem cinco DRCNF: Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve.

DRCNF