Sobre os parceiros do ForestSTATS

O ForestSTATS foi desenvolvido no âmbito de um consórcio composto por cinco entidades do setor florestal. Fazem parte do consórcio a Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal, o CoLAB ForestWISE® – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, a Forestis – Associação Florestal de Portugal, o ISA - Instituto Superior de Agronomia e a ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, que trabalham em parceria no projeto ForestSTATS na Agenda transForm.

O ForestSTATS é coordenado pela Biond.

A Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade assegurar junto de entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, a representação dos interesses coletivos da atividade industrial e florestal da pasta, papel, cartão e atividades afins, em representação dos seus associados.

Define-se a sua atividade em 5 pilares:

  1. Investigação: Estimular a investigação científica técnica e tecnológica, bem como a elaboração de estudos económicos, financeiros ou outros atinentes à atividade representada
  2. Cooperação: Cooperar com os organismos públicos, com as associações representativas da produção, corte e industrialização do produto florestal e com outras entidades interessadas, tendo em vista a preservação e o desenvolvimento da floresta nacional enquanto recurso sustentável
  3. Internacionalização: Desenvolver e incentivar o relacionamento com as associações estrangeiras, congéneres e com os organismos internacionais relevantes para o desenvolvimento do sector representado
  4. Formação: Incrementar a formação profissional, técnica e tecnológica, designadamente através da criação de centros privativos
  5. Divulgação: Promover e executar quaisquer outras ações ou iniciativas em defesa do sector representado

Os associados da Biond representam 100% da produção de pasta e 90% da produção de papel e cartão em Portugal, bem como alguns dos maiores proprietários florestais privados:

Algumas iniciativas da Biond incluem o Projeto “Melhor Eucalipto”; o “Prémio Floresta é Sustentabilidade” ou a Missão 360; bem como a coordenação de mais 2 projetos colaborativos da agenda transForm: Programa Melhor Floresta; Porticos - Avaliação digital da madeira à entrada da fábrica.

Pode consultá-las em https://www.biond.pt/iniciativas/

Para conhecer estas e outras iniciativas e conteúdos, visite o site da Biond em: https://www.biond.pt/

Ler mais

O CoLAB ForestWISE® – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo – é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos. Tem por missão promover a gestão integrada da floresta e do fogo, com base em atividades de (co)investigação e desenvolvimento, transferência de conhecimento e tecnologias, atuando como aglutinador entre a indústria, a academia e a administração pública com impactos nos domínios da floresta e do fogo e na sociedade.

Atualmente, o CoLAB ForestWISE® possui dezasseis associados:

  • Associados empresariais/industriais: Altri Florestal, Amorim Florestal, E-Redes, DS Smith Paper Viana, REN, Sonae Arauco e The Navigator Company.
  • Membros Académicos: INESC TEC, Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa, Universidades de Aveiro, Coimbra, Évora e Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Entidades públicas: AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Visite a sua página em https://www.forestwise.pt/

A Forestis – Associação Florestal de Portugal, é um movimento associativo de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundado em 1992.

Tem como missão representar e defender os interesses dos associados e desenvolver iniciativas no âmbito da inovação na gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária, bem como a formação e valorização dos produtos florestais, destinadas a reforçar a sustentabilidade e competitividade da floresta portuguesa.

Visite a sua página em https://www.forestis.pt/

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias em Portugal, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente.

Com mais de 100 anos de experiência, adapta o seu ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e modernização do mesmo.

Visite a sua página em https://www.isa.ulisboa.pt/

A ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, mantém desde 1989 uma presença assídua em diferentes grupos de trabalho e junto das Instituições Oficiais, a nível nacional e no estrangeiro, facto que lhe tem proporcionado intervir nas principais questões que respeitam às suas áreas de intervenção, quer em defesa dos interesses das empresas suas associadas quer da Agricultura, Florestas e do Ambiente.

Visite a sua página em https://anefa.pt/