Para valorizar e compreender o setor florestal português, é necessário caracterizá-lo através de números, sendo os dados estatísticos uma ferramenta importante para atingir este objetivo.
Porém, a informação relativa a este setor encontra-se dispersa por várias entidades e disponibilizada em diferentes formatos, em ficheiros geográficos e em relatórios escritos, sendo, portanto, dados de difícil extração. Tais aspetos afetam a transmissão de conhecimentos e os processos de tomada de decisão dos agentes interessados.
Tendo em conta essa problemática, a plataforma digital ForestSTATS foi desenvolvida para compilar, organizar, sistematizar e comunicar dados e indicadores do setor florestal provenientes de várias fontes públicas de dados. Trata-se de uma plataforma online, aberta e gratuita para os utilizadores.
A criação do ForestSTATS vem fomentar:
Os dados divulgados no ForestSTATS são provenientes de diversas fontes oficiais e certificadas (ver lista das fontes na página “Ligações”). A transparência é um compromisso do ForestSTATS e, por esse motivo, a fonte dos dados é devidamente referenciada com os respetivos metadados divulgados na plataforma.
O ForestSTATS foi desenvolvido no âmbito de um dos projetos da Agenda transForm, financiada através da componente C5 do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, dedicada à capitalização e inovação empresarial.
As consultas de dados e informação efetuadas no âmbito desta plataforma, presumem-se efetuadas pelo Utilizador, isentando a ForestSTATS de qualquer responsabilidade decorrente da utilização abusiva ou fraudulenta das informações obtidas.
Como citar esta plataforma:
Exemplo:
ForestSTATS (2024). Superfície (ha) por Classes de uso e ocupação do solo (1995-2018) - Cartas de Uso e Ocupação do Solo 1995; 2007; 2010; 2015; 2018. Direção-Geral do Território. Disponível em https://foreststats.pt/variavel/432. Acesso a 1 de agosto de 2024